AQUI VOCÊ PODERÁ LER ALGUNS DEPOIMENTOS, TEXTOS SOBRE ASSÉDIO MORAL E SEXUAL, DICAS DE LIVROS E FILMES E, SE VOCÊ SE SENTIR CONFORTÁVEL, NOS CONTE A SUA EXPERIÊNCIA!

 

 

Clique aqui para ler os depoimentos

Depoimento IZABEL SCAVAZZA

SUPRIMENTO NARCISISTA - SUA FONTE DE ABASTECIMENTO

"O suprimento narcisista é um conceito introduzido na teoria psicanalítica pelo psicanalista austríaco Otto Fenichel para descrever um tipo de admiração, apoio ou sustento interpessoal, extraído de um indivíduo de seu ambiente que se torna um elemento essencial para sua autoestima." É chamada de suprimento, em outras palavras, a pessoa que o Narcisista usa para extrair o que precisa para alimentar seu ego doente. Seria sua fonte de abastecimento. E de que forma vem esse alimento? Através do seu amor, carinho e respeito?! NÃO!!! O Narcisista não sabe o que é o amor, portanto não sabe amar. Então todas as suas manifestações de amor não tocarão seu coração porque ele não sabe identificar isso. É como se ele fosse um ciborg, não sente e não reconhece manifestações afetuosas. Caso ele tenha feito isso, não se iluda, foi por imitação. Ele é um excelente observador e aprende a IMITAR aquilo que não possui. Como então, ele se alimenta de seu suprimento? Através de suas reações. O estímulo que ele entende são reações negativas ou positivas. E pasme, as negativas são as mais saborosas!!! Por isso vivem a criar o caos! Provocar ciúmes, incertezas, deixar você insegura, insinuar que você não é o único/a, gerar mal-estar entre familiares, enfim a lista é enorme. A triangulação ( colocar outra pessoa no relacionamento), é a base para começar a desestruturar você. A partir desse momento, toda a segurança que você sentia, cairá por terra. Assim ele vai aos poucos te destruindo emocionalmente para poder te dominar por completo, enquanto se alimenta de suas lágrimas, seu desespero, suas noites mal dormidas, sua agonia ao rastejar implorando por migalhas. O" alimento" será cada vez melhor e de qualidade, como cita H. G. Tudor em seus livros, com sua queda e total sofrimento. Assim suas reações serão cada vez maiores diante de tanta falta de caráter!!! Se recuse a ser suprimento! Nós amamos e queremos ser amados!! Fuja desses vampiros emocionais que sugarão sem piedade seu sangue, seu coração e sua alma!!

Depoimento IZABEL SCAVAZZA

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR SOBRE 'REFORÇO INTERMITENTE'?

Todos os narcisistas usam a tática de reforço intermitente? A maioria das pessoas com transtorno de personalidade narcisista não emprega conscientemente o Reforço Intermitente. Muitos narcisistas nunca ouviram falar do conceito, a menos que estudassem psicologia experimental. O que é o Reforço Intermitente? Este é um termo da psicologia experimental derivado de pesquisas com ratos. O Reforço Intermitente, aplicado aos ratos, permite explicar porque os ratos continuam a trabalhar para obter uma recompensa que costumava vir quando eles pressionavam uma alavanca. Verificou-se que, se você der um pouco de comida saborosa, ocasionalmente, em momentos aleatórios, em resposta a uma pressão na alavanca, os ratos continuarão pressionando a alavanca por muito tempo após as recompensas pararem. Isso porque eles se lembram da recompensa e continuam pressionando na esperança de outra. É um pouco como ir a um casino e ganhar uma vez, depois perder constantemente e depois ter outra vitória. As pessoas ainda jogam apesar da falta de recompensa na esperança de ter sorte novamente. Porque associamos o reforço intermitente ao comportamento dos narcisistas? O que geralmente está acontecendo é que as pessoas com TPN carecem de relações objetais inteiras e constância de objetos. Isso os torna emocionalmente pouco confiáveis ​​com o parceiro. Um momento eles estão lhe dizendo que você é maravilhoso e planeja um futuro consigo; no momento seguinte, eles podem ser desencadeados por algo e atacar você da maneira mais desagradável possível. Muitas pessoas suportam todo o mau comportamento por causa de comentários agradáveis que recebem ocasionalmente - ou simplesmente porque esperam que os sentimentos maravilhosos do início do relacionamento (bombardeio de amor) possam ocorrer novamente - Isto é o Reforço Intermitente aplicado pelo narcisista. A maioria das pessoas com TPN é muito instável e pouco confiável nas suas expressões de afeto. Esse padrão de instabilidade emocional imita as condições associadas ao uso consciente do reforço intermitente.

Depoimento IZABEL CRISTINA

QUAL A MELHOR FORMA DE DESCARTAR UM NARCISISTA?

Simplesmente vá embora e sem aviso prévio. CONTATO ZERO PARA TODO O SEMPRE!!!! Se você parar para pensar tudo o que o narcisista perverso fez com você é exatamente o que ele teme que você faça com ele. Aí está o medo do espelhamento. Entendeu? Saia e nunca mais mantenha contato. Agora, se você estiver trabalhando ao lado de um, então...APERTE O BOTÃO VERMELHO.

Depoimento IZABEL CRISTINA

O QUE É UM NARCISISTA OCULTA.

O que é um Narcisista Oculta. Vou relatar sobre um texto que explica esta doentia relação: ‘Minha relação durou 2 anos e pouco, só acabou porque eu descobri traição e saí. Após isso comecei a pesquisar suas atitudes durante a relação e descobri que ela se encaixava no perfil exato de uma Narcisista Oculta. • Ela fala algumas coisas para desvalorizar. Mais eu talvez não tenha me abalado com suas intenções, achando que era o jeito dela ser e simplesmente passava por cima. • Pelo fato de não aceitar desaforos e por ela não querer me perder, pois esta relação era um bom suprimento, negativo e positivo. Acho que fui vítima transicional titular. • Oferecia status de namorado perante a família dela e do seu ambiente de trabalho. A deixava para cima com a atenção que proporcionava. Estava sempre à disposição para encontros que na maioria das vezes eram voltados para o sexo. • Apesar de que eu era intitulado namorado, nossos encontros eram esporádicos, pois tínhamos vidas bem diferente. Não tínhamos amigos em comum pois nos conhecemos por APP de relacionamentos. • Narcisistas vestem uma máscara diferente para cada tipo de vítima. Vão avançando na destruição de acordo com a reação ou passividade da vítima em específico. De acordo com o valor do suprimento, podem ou não poupar a infeliz vítima um período maior, porque naturalmente não acharam um novo suprimento mais valioso e assim, prorrogaram a desvalorização. • Tudo é interesse momentâneo, mesmo assim sempre estão exigindo mais, pois são um saco sem fundo. • Nada lhes satisfaz por completo, e isso vai alimentando a raiva pela vítima, até que começam a deixar rastros de traição para deixar dúvidas e desestabilizar o emocional das vítimas. Isso é como um teste para ver até onde podem chegar. • Quanto mais a vítima deixar quieto, mais eles vão avançando na desvalorização. Se a vítima reage eles recuam e fazem um mini 'love boombing'. É o chamado morde e assopra que vai deixando as vítimas enredadas e cegas. Então tudo depende da reação da vítima e de como o Narcisista está de suprimentos por aí afora e da qualidade do suprimento que a vítima fornece. Por isso acredito que ser o suprimento é valioso, a demora vai até a vítima acordar.’ VAI ESPERAR CHEGAR ATÉ O FUNDÃO DO POÇO PARA ACORDAR? VOCÊ PRECISA DESMASCARÁ-LO(A). SE VOCÊ TRABALHA AO LADO DE ALGUÉM ASSIM E VOCÊ É O ALVO DO MOMENTO, NÃO ESPERE MAIS, AJA. APERTE O BOTAÕ VERMELHO!

Depoimento IZABEL CRISTINA

UM SEGREDINHO SOBRE OS NARCISISTAS

Pode alguém ser narcisista com as vítimas e "boa pessoa" com os outros? Queridinha, não te contaram um segredinho não? Pois bem, vou te contar. Lá vai… está preparada? Narcisista é narcisista até com ele mesmo!  A vítima ele quer usar, abusar, DESCARTAR e não está nem aí…  Ele se odeia tanto que cria um personagem para ser ele próprio (Falso Eu).  Com os outros ele FINGE ser boa pessoa, porém é com determinados indivíduos (dourados), mas é tudo com propósitos chamados: suprimento secundário, suprimento terciário ou validação narcísica, afinal de contas, ele precisa de alguém para concordar, com ele, de que a louca é VOCÊ!

Depoimento IZABEL CRISTINA

TEXTO MUITO INTERESSANTE DE ' ANGELO SANTOS DA CRUZ'

Atualizando: Eu creio que o narcisismo maligno na verdade se refere apenas ao patológico (TPN) e difere do transtorno narcisista "puro" por estar acompanhado de outros "ingredientes", como sadismo, por exemplo. E há vários subtipos de narcisista: o somático, o cerebral, o oculto, etc. Então, o narcisista maligno pode assumir várias formas diferentes, mas todos têm baixa autoestima, necessidade de suprimentos e elementos de malignidade, essa é a mistura explosiva. Há narcisistas do tipo não patológico, que não têm necessidade de suprimentos por terem uma autoestima elevada e não têm os elementos da malignidade (como sadismo), mas não é a estes que eu me refiro. Estes são outra coisa. Você não será vítima de um desse tipo, pois eles não têm necessidade de relacionamentos, não idealizam pessoas como fazem os do tipo patológico e são muito raros. Um narcisista patológico (TPN) é bem comum e é a este que as pessoas querem se referir quando falam do abuso narcísico. Assim, eu arrisco dizer que quem causa o mal é quem já passou pelo mal, que já foi muito abusado (TPN), pois isso lhe causou um sentimento de créditos perante a vida. Os narcisistas de quem as pessoas tanto falam e querem se proteger são os do tipo TPN. E mesmo assim, para ser considerado "maligno" é preciso estar associado a um desejo de que os outros sofram como eles sofreram (sadismo). São as pessoas infelizes que querem te fazer infeliz; são as pessoas irritadas que querem te irritar e são as pessoas injustiçadas que querem descontar isso em você.

Depoimento IZABEL CRISTINA

TEXTO MUITO INTERESSANTE DE ' ANGELO SANTOS DA CRUZ'

Os sobreviventes dos narcisistas desenvolvem depressão, ansiedade, têm a sua autoestima destruída. Vê a importância do problema? Mas nem todo narcisista é maligno, muitos apenas não têm consciência do impacto das suas ações na vida dos outros. Por outro lado, o narcisista maligno é o subtipo mais perigoso, é a quintessência do mal, é pior que os psicopatas primários e causa danos por onde passa. O texto abaixo foi tirado da Wikipedia-EN: O psicólogo social Erich Fromm cunhou pela primeira vez o termo "narcisismo maligno" em 1964, descrevendo-o como uma "doença mental severa" representando "a quintessência do mal". Ele caracterizou a condição como "a patologia mais grave e a raiz da mais cruel destrutividade e desumanidade". Edith Weigert (1967) viu o narcisismo maligno como uma "fuga regressiva da frustração pela distorção e negação da realidade", enquanto Herbert Rosenfeld (1971) o descreveu como "uma forma perturbadora de personalidade narcisista onde a grandiosidade é construída em torno da agressão e os aspectos destrutivos do self se torna idealizado." Em 11 de maio de 1968, o psicanalista Otto Kernberg apresentou seu artigo Fatores no Tratamento Psicanalítico de Personalidades Narcisistas, do trabalho do Projeto de Pesquisa em Psicoterapia da Fundação Menninger, no 55º Encontro Anual da Associação Psicanalítica Americana em Boston. O artigo de Kernberg foi publicado pela primeira vez em cópia impressa em 1 de janeiro de 1970. No artigo de 1968 de Kernberg, publicado pela primeira vez em 1970 no Journal of the American Psychoanalytic Association (JAPA), a palavra 'maligno' não aparece uma vez, enquanto 'patológico' ou 'patologicamente' aparece 25 vezes. Desenvolvendo ainda mais essas ideias, Kernberg apontou que a personalidade antissocial era fundamentalmente narcisista e sem moralidade. O narcisismo maligno inclui um elemento sádico que cria, em essência, um psicopata sádico. Em seu artigo, "narcisismo maligno" e psicopatia são empregados indistintamente. Kernberg propôs pela primeira vez o narcisismo maligno como diagnóstico psiquiátrico em 1984. Até o momento não foi aceito em nenhum dos manuais médicos, como o CID-10 ou o DSM-5. Kernberg descreveu o narcisismo maligno como uma síndrome caracterizada por um transtorno de personalidade narcisista (NPD), características antissociais, traços paranoides e agressão egossintônica. Outros sintomas podem incluir ausência de consciência, necessidade psicológica de poder e senso de importância (grandiosidade). O psicanalista George H. Pollock escreveu em 1978: "O narcisista maligno é apresentado como patologicamente grandioso, sem consciência e regulação comportamental, com demonstrações características de alegre crueldade e sadismo". Digno de nota, M. Scott Peck usa o narcisismo maligno como uma forma de explicar o mal. Kernberg acreditava que o narcisismo maligno deve ser considerado parte de um espectro de narcisismo patológico, que ele viu como variando do caráter antissocial de Hervey M. Cleckley (o que agora é conhecido como psicopatia ou personalidade antissocial) no limite superior da gravidade, através do narcisismo maligno e, então, para transtorno de personalidade narcisista na extremidade inferior. Portanto, de acordo com a hierarquia de Kernberg, a psicopatia supera o narcisismo maligno como uma forma mais extrema de narcisismo patológico. O narcisismo maligno pode ser distinguido da psicopatia, segundo Kernberg, por causa da capacidade do narcisista maligno de internalizar "precursores superego tanto agressivos quanto idealizados, levando à idealização das características agressivas e sádicas do self patológico grandioso desses pacientes". De acordo com Kernberg, a postura paranoica do psicopata contra as influências externas o torna relutante em internalizar até mesmo os valores do "agressor", enquanto os narcisistas malignos "têm a capacidade de admirar pessoas poderosas e podem depender de imagens parentais sádicas e poderosas, mas confiáveis " Narcisistas malignos, em contraste com psicopatas, também são considerados capazes de desenvolver "alguma identificação com outras poderosas figuras idealizadas como parte de uma 'gangue' coesa ... que permite pelo menos alguma lealdade e boas relações objetais serem internalizadas". “Alguns deles podem apresentar comportamento antissocial racionalizado - por exemplo, como líderes de gangues sádicas ou grupos terroristas... com capacidade de lealdade aos próprios camaradas”.

Depoimento IZABEL CRISTINA

TEXTO MUITO INTERESSANTE DE ' ANGELO SANTOS DA CRUZ'

Por que tem tantas perguntas sobre narcisistas? Porque muitos já foram abusados de uma forma ou de outra por essas pessoas, seja em relacionamentos "amorosos", no trabalho, etc e desenvolveram doenças mentais, stress pós-traumático, depressão, ansiedade por não conhecerem sobre esse transtorno e o que pode resultar dele e estão procurando saber tudo sobre esses tipos de molestadores para saber identificá-los antes que seja tarde demais ou para aceitar que o problema não é com elas mesmas, mas sim que foram condicionadas a acreditar que são incapazes, erradas, culpadas, ruins, etc por abusadores que projetam as suas próprias características diabólicas nos outros porque são infelizes e usam isso como uma tentativa de aliviar o pesado fardo da sua existência. Sim, existem outros transtornos mentais, mas este é de longe o mais nocivo. Eu desconfio e arrisco a dizer que em quase todos os casos de pessoas que estão em tratamento ou se suicidaram por conta de abusos, isso foi causado de alguma forma pela convivência com narcisistas malignos ou perversos. Por exemplo, quem está sofrendo assédio moral não sabe as consequências e as implicações de longo prazo que isso terá em sua mente.

Depoimento IZABEL CRISTINA

TEXTO MUITO INTERESSANTE DE ' ANGELO SANTOS DA CRUZ'

É possível que os narcisistas esqueçam o passado e vivam apenas no momento presente? Parece que eles não se lembram de coisas que fizeram no passado. Os narcisistas vivem para o momento, mas não para qualquer momento, eles vivem para um tipo muito especial de transação. Eles vivem para aqueles momentos em que seu rosto cai, onde você se machuca por dentro, onde está sem fôlego de dor emocional. Eles vivem para os momentos de transferência de vida. No entanto, o narcisista não pode simplesmente insultá-lo ou abusar de você abertamente, você fugiria ou abusaria deles de volta. O narcisista deve fazer isso de forma sutil, mal no limite de sua consciência. Eles querem que você se sinta uma pessoa legal, mesmo quando sugam sua alma. Primeiro, eles apresentam uma fachada falsa amigável. Em segundo lugar, uma vez que você sente empatia por eles ou pela posição deles, eles usam sua empatia para machucá-lo, para atacá-lo com adjetivos negativos, implicações negativas sobre você mesmo. Então, para esconder o que estão fazendo, eles vão mudar de rumo O padrão é um golpe-golpe-distração. Golpe-golpe-distração, golpe-golpe-distração, e assim por diante, os golpes ficando menores, os golpes ficando maiores. Para ganhar o tempo, o narcisista é obrigado a voltar atrás em sua opinião. Eles esperam que você fique tão confuso e exausto com o ataque passivo-agressivo que vai esquecer o que eles disseram e apenas concordar com eles. Se o narcisista lembra bem ou não, ninguém sabe. Eles são limitados por esse padrão e, portanto, fáceis de tropeçar. Você só precisa se lembrar do que eles disseram, para que você possa lembrá-los disso. E como você faz isso? Com uma âncora emocional. Quando o narcisista disser algo que você acha que pode concordar, concorde totalmente. Você está travando para a vitória. À medida que você ancora esse fato usando emoção, adicionando detalhes, expandindo sua ideia, o narcisista agora sabe que você se lembrará, e sua técnica de distração não funcionará. A partir deste ponto, você pode usar essa opinião contra eles, para criticá-los, mantê-los, confundi-los. Continue fazendo isso e você poderá cortar a área dentro da qual o narcisista pode se mover. Além do mais, você também se lembrará do que eles disseram, e não ficará confuso ou caído em dissonância cognitiva. Provavelmente, eles desistirão rapidamente e seguirão em frente. Sim, concordo totalmente, absolutamente, na verdade...

Depoimento IZABEL CRISTINA

TEXTO MUITO INTERESSANTE DE ' ANGELO SANTOS DA CRUZ'

Como os psicopatas, sociopatas e narcisistas são capazes de escolher as pessoas mais vulneráveis de maneira tão intuitiva? Percebi que eles não visam ou tentam atacar esquizoides. Muitos deles testam limites em pequenas formas antes de começarem a testar limites maiores. Por exemplo, no meu local de trabalho, o chefe pedirá aos funcionários que fiquem uma hora depois das 17h e demorem até às 21h. Quando você vê, ele está pedindo que você venha no sábado e no domingo. (É um trabalho de escritório das 9 às 5, não um Krispy Kreme onde fins de semana/noites são considerados parte do show.) Muitos sociopatas e psicopatas fazem isso em todos os aspectos da vida com as pessoas. Eles verificam para ver onde estão os seus limites com tudo. Eles vêem até onde podem ir antes de você começar a considerar um determinado comportamento ou norma “inaceitável”. Essa é uma das maneiras pelas quais eles identificam os vulneráveis. Pessoas que já sofreram abusos, ou que foram criadas por um sociopata, geralmente estão dispostas a aguentar muito mais. Eles “aceitam o inaceitável”, por assim dizer, assim como os funcionários que não dizem “não” às noites de trabalho, depois cedem aos sábados, depois aos domingos, e assim por diante. Se você não quer parecer um bife de costela, tenha limites sólidos e afirme-os de uma forma neutra e emocionalmente distanciada. Não fique nervoso ou ansioso porque então eles sabem que te fisgaram. Isso é uma maneira de manipular e sentir culpa. Por exemplo, com a armadilha do horário de trabalho: às 4h30, lembre o chefe “Vou sair às 5” (para que ele comece a embrulhar as coisas), e às 5, diga “Vou embora agora” e siga em frente. (O aviso torna difícil para o chefe inventar desculpas como “Oh, eu não sabia que você estava indo embora - só mais uma coisa!”) Continue a seguir em frente. Quando ele perguntar sobre aquele sábado, responda: “Não posso entrar no sábado”. "Por que não?" “Tenho assuntos pessoais para tratar.” "Vamos, só desta vez." “Não posso entrar no sábado.” Não ceda um centímetro. Não mude sua resposta. Não se desvie da linha de base. Não se desculpe. Não dê informações excessivas desnecessárias. As informações pessoais podem ser usadas para puxar suas emoções e brincar com você. Simplesmente estabeleça limites, repetidamente, de uma forma calma e controlada. Transmita que você tem limites firmes e que é “enfadonho”. (Você pode ter todas as maneiras de uma vida interessante, mas não deixe transparecer que tem). Aplique isso a todos os limites. Também ajuda a deixar claro que você conhece os seus direitos. Por exemplo, com a situação do local de trabalho, deixar dicas de que você está ciente das leis trabalhistas não faz mal, especialmente em conversas casuais, de forma não ameaçadora. Sociopatas e psicopatas procuram “buracos” na “parede”. Muitos com transtorno de personalidade borderline têm “buracos” porque eles são envolvidos na aprovação. Muitas pessoas com transtorno de personalidade borderline precisam se sentir amadas e aceitas, e muitas vezes sacrificam limites para esse fim. Sociopatas e psicopatas sabem que basta um pouco de atenção especial extra. Se você sabe disso a seu respeito (com diagnóstico de transtorno de personalidade borderline ou não), o antídoto para o comportamento de busca de aprovação é a autoafirmação. Aprenda a se validar, a se aceitar e a ter a liberdade de dizer “não” e de considerar certos comportamentos inaceitáveis. Em seguida, aplique-os. Se você não gosta da forma como alguém o trata, deixe isso claro desde o início. Se eles continuarem, desconecte-se dessa pessoa e encontre alguém que o trate melhor. Enxágue e repita até que você esteja cercado por pessoas que te respeitam. Não permita que as pessoas o desrespeitem simplesmente porque o fazem se sentir atendido. Certamente todos nós precisamos de apoio e comunidade, mas existem pessoas lá fora que estarão dispostas a fazer isso por você, ao mesmo tempo que o respeitam em um nível humano básico. Procure por essas pessoas, em vez de se contentar com testadores de limites. Lembre-se de que a diferença entre charme e carinho real está nas ações. O sociopata ou psicopata pode fazer você se sentir como um milhão de dólares com suas palavras, ou com pequenos atos como comprar um cartão de agradecimento. Julgue as grandes ações. Por exemplo, o chefe diz que te aprecia? OK. Ele cobre seu almoço de vez em quando? OK. Ele te dá um aumento? Ele te promove? Ele dá crédito ao seu trabalho? Ele lhe dá novas oportunidades? Ou você está no mesmo nível há 8 anos, embora tenha feito “um ótimo trabalho” e tenha sido “um grande trunfo para a empresa”? É aí que reside a diferença. Mude esses comportamentos e você não será um alvo tão fácil.

Depoimento IZABEL CRISTINA

ATITUDE DE UM ASSEDIADOR

A prova do assédio moral também é um desafio para as vítimas de assédio. Tem uma outra questão! As pessoas acreditam que o ASSÉDIO MORAL só se dá na forma dolosa e intencional e que não é verdade. Por culpa também acontece. Muitas vezes, um chefe assediador pode até ser bem-intencionado, ele acredita que daquela forma ele vai corrigir a pessoa - como colocar um abacaxi na mesa de um profissional! Com certeza este profissional é mal preparado, ele não tem um nível de consciência para verificar nele mesmo as condições que ele atua. Ele não se dá conta que ele é um assediador. ELE É SIM UM ASSEDIADOR.

Depoimento IZABELCRISTINA

PERFIL DO PROFISSIONAL QUE SOFRE ASSÉDIO MORAL

Não existe assédio sem um determinado perfil de vítima de assédio. Porque a vítima do ASSÉDIO MORAL também tem um perfil psicológico específico. Ela é a pessoa responsável quase a um nível patológico, ela é uma pessoa ingênua e que quer contribuir. A pessoa desenvergonhada e que não liga muito para o trabalho não é vítima de assédio moral, porque ela não leva a sério. Agora a VÍTIMA DE ASSÉDIO MORAL é a pessoa que leva a sério o que faz, ela tem respeito, ela tem comprometimento, ela tem amor pelo trabalho, ela quer contribuir, ela quer agradar, só que em um nível que ela não percebe que ela está sendo invadida. Por este motivo, você que trabalha ao lado de um pessoa que você está percebendo que está sofrendo ASSÉDIO MORAL, APERTE O BOTÃO VERMELHO. Um profissional com estas características MERECE O NOSSO RESPEITO!

Depoimento IZABEL CRISTINA

O QUE SIGNIFICA DANO ESTÉTICO

O dano estético tem uma configuração bem especifica, ele pode trazer várias situações:  Ele pode consistir numa alteração para pior na aparência externa da pessoa,  Ele pode vir com um prejuízo irreparável e permanente,  Ele pode ser um dano físico permanente sem maiores repercussões, mas para a pessoa é um dano porque atingiu a harmonia do seu corpo,  Pode ser um dano físico que repercutiu na vida profissional daquela pessoa,  Pode ser um dano físico que repercutiu na vida profissional e de relacionamento desta pessoa,  Pode ser um dano físico que repercutiu na vida profissional e de relacionamento e de até biológico desta pessoa. São muitos os aspectos e as consequências que levam a questão do dano estético a uma diferenciação conforme a repercussão do dano para a vida e para as esferas da vida desta pessoa. É sim importante relatar a gravidade da situação e todas as suas consequências e analisar em todos seus contornos e deve sim levar a uma reparação porque é uma vida que foi alterado o seu rumo.

Depoimento IZABEL CRISTINA

DANO MORAL E SEXUAL

O DANO MORAL E SEXUAL se renova conforme a cultura e costumes, pois eles também mudam, mas a sua essência, que é o real respeito ao próximo, digo aqui, em toda a sua complexidade, ISTO JAMAIS SERÁ MUDADO.

Depoimento IZABEL CRISTINA

DANO MORAL

DANO MORAL é um tema complexo e intrincado. Envolve a nossa postura, envolve o nosso nível de consciência, nível de percepção de onde eu estou e onde eu toco e interfiro na vida do outro. Na verdade, ele vai muito além do direito, ele toca realmente no que há de mais profundo nos seres humanos que é a forma como ele se relaciona com as pessoas e em sua própria vida. Particularmente este tema é para mim encantador e, ao mesmo tempo instigante, pois para cada situação existe um contexto e é fundamental ter um olhar cuidadoso em sua complexidade neurológica, neuroquímica, emocional e referencial de padrões comportamentais.

Depoimento IZABEL CRISTINA

FILME - 55 STEPS

Vale muito a pena assisitr este filme - 55 passos - para você entender o tamanho do estrago que uma única pessoa pode fazer em nossas vidas! Não importa o tamanho do estrago. Estrago é estrago e deixam marcas. Quando nova, Eleanor Riese (Helena Bonham Carter), por causa de um erro médico, seu futuro foi violentamente mudado. Quando mais velha decide batalhar pelos seus direitos: após muitos anos de um longo e complexo tratamento psiquiátrico, ela decide batalhar na justiça para que outros pacientes possam ter voz durante o processo, sem que eles sofram possíveis abusos de médicos. Para isso, Eleanor receberá a ajuda da advogada Colette Hughes (Hilary Swank), que fará de tudo para vencer a batalha judicial. Não há problema se aquele dano já foi. O que nos importa é evitar que ele aconteça lá no futuro. Você precisa entender que você tem sim muitos direitos. Ninguém neste mundo poderá passar sem punição por negligência e abusos. Nós estamos aqui para te acolher e ajudá-la(o).

Depoimento IZABEL CRISTINA

ASSÉDIO MORAL

Vale destacar que o assédio moral pode partir dos colegas de trabalho como do empregador. As rivalidades e as inimizades pessoais contribuem para gerar conflitos, devendo haver na empresa uma política séria para controlar determinadas desavenças e não piorar os conflitos já existentes. “Discussões, impulsos, agressões verbais, seguidos por pedidos de desculpa, não caracterizam o fenômeno, mas sim a sua repetição, permanência e desestabilização das estruturas psicológicas do indivíduo”. (TROMBETTA; ZANELLI, 2010, p. 32). O fundamento para a punição do assédio moral é exatamente a necessidade de proteção da dignidade humana do trabalhador, direito esse de cunho fundamental e que, por isso mesmo, não pode ser lesado impunemente. Barreto (2003, p. 1) define assédio moral: A exposição de trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias, onde dominam condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigidas a um subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização. Em meio a isso, a vítima sente-se desmotivada em relação a si mesmo e, principalmente, à atividade laboral que executa. Passa então, a adotar uma postura descomprometida com o trabalho ou simplesmente deixa o emprego. Sobre o objetivo e a função dos direitos fundamentais, Hesse (2009, p. 33) leciona: “Para desestabilizar alguém, basta colocar seus erros em evidência, dar-lhe objetivos impossíveis de realizar ou, então, dar-lhe tarefas absurdas ou inúteis. Ademais, não fornecer a uma pessoa os meios de trabalho é uma maneira eficaz, se for feito sutilmente, de lhe passar a imagem que ela é uma nulidade ou que é incompetente. A vítima acaba acreditando, porque, de fato, não consegue mais executar seu trabalho corretamente. Com essas práticas, o assediador atinge a dignidade do trabalhador, expondo-o de forma negativa e vexatória perante colegas de trabalho e terceiros.

Depoimento IZABEL CRISTINA

TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

Nem sempre as pessoas sabem conviver umas com as outras, e é por isso que quero falar com você sobre a importância de respeitar o próximo no trabalho e, claro, em todas as outras ocasiões da vida. Mas precisamos ter o cuidado neste julgamento porque uma forma de agir pode não ser apenas porque aquela pessoa é mal-educada. Pode acontecer dela ter um TRANSTORNO DE PERSONALIDADE. Os TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE são padrões de comportamentos persistentes e generalizados no modo de PENSAR, PERCEBER, REAGIR E SE RELACIONAR que causam sofrimento significativo à pessoa e com quem ela convive, prejudicando não só o ambiente de trabalho, como também sua relação com os mais próximos. Naturalmente que ela não se percebe assim, para ela sua forma de ser é natural! Por este motivo pedir ajuda é o único caminho e estamos aqui para acolher, orientar e ajudar! NÃO DEMORE PARA AGIR. APERTE O BOTÃO VERMELHO.

Depoimento IZABEL CRISTINA

PENSAMENTO 18 AGOSTO

Compreenda que dependência emocional não é uma doença. Te garanto que ela ‘tem cura’. Todos nós possuímos a capacidade de ter autonomia afetiva. Para sair deste ciclo você precisa curar a sua criança interior, curar as suas carências emocionais, você precisa curar as suas faltas emocionais, somente depois disto você terá forças para romper a relação de dependência emocional.

Depoimento IZABEL CRISTINA

PENSAMENTO - continuação 17 AGOSTO 2º PARTE

FIQUE ATENDO! Se você sentir que não está dando conta destes pensamentos, não está conseguindo minimizar os pensamentos intrusos e constantemente está sendo dominada(o) por emoção de tristeza, desamparo e desânimo, aconselho procurar um profissional especializado porque será necessário investigar com alguns exames. Quando a sensação de tristeza ou desconforto físico está muito grande ao ponto de nos paralisar é muito importante a avaliação de um especialista porque somente com estes exames podemos ter certeza até onde são pensamentos intrusos que nos paralisa ou um desequilibro químico necessitando então de uma abordagem biológica. Lembrando que às vezes somente tentar redirecionar pensamento não funciona. Como também somente a medicação, que naturalmente nos dará suporte em nosso físico, sem o aprendizado da percepção e cura das emoções da nossa criança interior, também não terá sucesso. Reforço que nós não adoecemos por excesso de sofrimento, mas sim por falta de prazer! Adoecemos por falta de coisas que nutrem a nossa alma, nossa mente e o nosso corpo! Vá de encontro com situações que eram prazerosas e acredite, a vontade vem depois, pois o nosso cérebro começará a liberar substâncias do prazer e quando você menos esperar! ‘Phá’, tudo mudou! Tem pessoas que acreditam que precisa parar de sofrer para agir e não é assim que funciona! Aja para parar de sofrer! SEMPRE FOQUE NA AÇÃO. AJA.

Depoimento IZABEL CRISTINA

PENSAMENTO 17 AGOSTO 1º PARTE

Quando você se sentir sozinha(o) e um sentimento de tristeza começa a tomar conta da sua alma, assim como uma nuvem escura ocupando o espaço no céu que você só percebe com a ausência da luz, não se entregue. Tome este estado passageiro como uma lição, como um aviso ou uma advertência que você precisa agir. Analise este pensamento, porque se ele está em sua mente é porque algo não está em equilíbrio! Perceba seu pensamento e analise suas emoções, não fuja dele pois é o nosso corpo nos alertando! O alerta pode estar em você, em sua criança interior ou pode ser sim em alguém ao seu lado que descobriu uma fragilidade nesta criança interior e tem o prazer de trazê-la à tona! Neste momento a melhor coisa a fazer é ver se há alguém perto de você que precise de algo, ajuda em fazer alguma coisa ou ouvir alguma palavra de apoio. Vá ao encontro dela. Faça a sua mente ficar no aqui e agora, ficar no momento presente. Neste momento tome a decisão de soltar este pensamento, redirecione e preencha a sua atenção. Em outro momento, sem a emoção dominando sua mente e seu corpo, analise suas emoções e calmamente decida como agir para acabar com este desconforto. Ninguém está autorizado a te magoar, prejudicar ou te fragilizar. Aja.

Depoimento IZABEL CRISTINA

AJA

A melhor forma de colocar uma pessoa no lugar dela é ser maior do que ela! SEM MEDO. Não se sinta acuada(o). APERTE O BOTÃO VERMELHO.

Depoimento IZABEL CRISTINA

COMPREENDA UM POUCO SOBRE O NARCISISTA.

A essência do narcisista é se sentir superior a tudo e a todos. A identidade do narcisista está nele, tudo se resume nele e para ele. Ele se atribui valores em termos intelectuais, de talento, de dom ou de beleza muito acima do que ele tem e possui. Ele quer que você seja a fonte da felicidade dele e saiba que você jamais poderá ser feliz sem ele. Por isto é muito natural que ele mine sua autoestima, destrua sua alegria e apague o seu brilho. Ele irá te fazer sofrer, irá te fazer perder o seu brilho e duvidar se você tem algum valor em sua vida! Como? Comentário que fará com que você duvide da sua capacidade intelectual, comentário menosprezando sua feminilidade ou ridicularizando sua forma de ser! Indubitavelmente que você acabará numa grande tristeza e se você acha que pagar com a mesma moeda fará um narcisista sentir a dor que você sentiu? Esqueça, narcisista não está nem aí para sua dor.

Depoimento IZABEL CRISTINA

COMPRENDA MAIS UM POUCO SOBRE A PSICOPATIA

A personalidade psicopática foi apresentada em estudos formais pela primeira vez no ano de 1941, pelo médico psiquiatra norte-americano Hervey M. Cleckley, que atuava na Medical College, da Geórgia. É preciso compreender que psicopata não significa apenas alguém que anda com um motosserra na mão, pronto para matar. Por definição, a psicopatia é um transtorno de personalidade, que tem sido descrito e caracterizado pela demonstração de emoções superficiais por parte do paciente, ou seja, as pessoas consideradas psicopatas podem simplesmente apresentar falta de empatia, falta de sentimento de culpa, egocentrismo, caráter superficial, tendência à manipulação, irresponsabilidade, impulsividade e comportamentos antissociais. A psicopatia precisa ser tratada, assim como qualquer transtorno psicológico e não são raras as ocasiões que a doença está relacionada à criminalidade. Normalmente, os psicopatas são pessoas de boa aparência, que causam ótima impressão e que são extremamente dissimuladas, desonestas e insensíveis. As emoções para os psicopatas são completamente rasas, o que impede que sintam constrangimento, vergonha e culpa. É como se pudessem simular algo parecido, mas sem conteúdo algum. Ninguém jamais mudará a forma de agir e sentir de um psicopata, nem mesmo você. Ao perceber que está convivendo com um psicopata você precisa enfrentá-lo e mostrar que ele não exerce poder sobre você. Mostrar que você tem controle completo de si mesmo e, se sentir que não vai dar conta, estamos aqui para te ajudar! APERTE O BOTÃO VERMELHO.

Depoimento Ana

Experiência com o Botão Vermelho PARTE 2

Continuando meu relato, depois de toda orientação cuidadosa da Izabel, o dono da padaria foi notificado em relação a sua conduta e ainda mantivemos todo o acompanhamento dado pela Izabel depois da notificação. É muito bom saber que existe um lugar disposto a ajudar, nós mulheres que passamos por tantas violências, muitas vezes sem nem perceber e sem nenhum lugar para nos apoiar. Obrigada equipe do BOTÃO VERMELHO por esse olhar tão cuidadoso e sensato. JUNTAS SOMOS MAIS FORTES!! BASTA DE TER MEDO DE DENUNCIAR!!!

Depoimento Ana

Experiência com o Botão Vermelho PARTE 1

Olá, Queria dividir com vocês minha experiência e a importância de ter encontrado o BOTÃO VERMELHO. Fui procurada por um grupo de mulheres jovens com diversas reclamações, angustias por conta de um trabalho que tinham feito em uma padaria recém inaugurada em Pinheiros. O dono não cumpria com mínimo em relação as contratações, se comunicava sem respeito, com palavrões, com ameaças veladas, as controlava atraves de uma escuta instalada na cozinha sem o devido aviso prévio, escutando as conversas intimas e privadas das meninas e até que a gota d'água se deu quando ele bateu nas nádegas de uma delas. Quando tive todo conhecimento das relamações não sabia ao certo onde denunciar, falei com uma, busquei aqui e ali até que cheguei a um grupo de chefs mulheres no whatsapp e fui orientada a buscar nas redes sociais uma pagina chamada MACHISMO NA COZINHA. Foi lá que fui direcionada para o BOTÃO VERMELHO e muito bem acolhida pela Izabel, que teve toda a paciência em me explicar cada passo que iriamos dar, abriu o espaço para que eu pudesse trazer os relatos das meninas

Depoimento IZABEL CRISTINA

QUAL FOI A PONTO DE VIRADA NA HISTÓRIA DA ITÁLIA EM RELAÇÃO AO ‘CASAMENTO REPARADOR’?

Uma corajosa mulher italiana foi a primeira a desafiar a antiga tradição siciliana, recusando-se a se casar com seu estuprador. O julgamento público contra seu estuprador se tornou um fenômeno mundial. Ela foi caluniada e elogiada por desafiar as convenções sociais tradicionais da Itália. Franca Viola se tornou um símbolo do progresso cultural e da emancipação das mulheres na Itália do pós-guerra. Ela mudou completamente a visão da Itália sobre o casamento de reabilitação. A lei histórica da Itália permitia que uma mulher fosse estuprada se o estuprador se casasse com sua vítima. Isso foi chamado de "casamento reparador". Foi considerado natural porque um homem seria perdoado por sua violência e a honra da mulher seria restaurada. Franca Viola nasceu em uma família de agricultores no sul da Itália. Ela namorou Filippo Melodia, um cidadão local ligado à máfia com cerca de 20 anos, por seis meses em 1963 antes de deixá-lo. Filippo ficou furioso com a rejeição e a queria de volta, mas Viola recusou. Sabendo que a lei o apoiava, Filippo recorreu a medidas violentas para sequestrá-la e estuprá-la. Depois que seu pai saiu para trabalhar, Filippo Melodia e outras doze pessoas que se armaram e invadiram a casa de sua família e sequestraram Franca arrastando-a para um carro. Eles espancaram a mãe de Viola, mas quando tentaram sequestrar Franca, seu irmão de oito anos, Mariano, se recusou a soltar a irmã. Foi decidido levar os dois. Mariano foi libertado algumas horas depois, mas Franca foi mantida em cativeiro por oito dias na casa da irmã de Filippo. Depois que ela foi estuprada, Filippo e sua irmã disseram a Franca que ela não tinha escolha a não ser se casar com ele ou se tornar uma mulher desonrada. Franca foi libertada com a crença de que ela se casaria silenciosamente com alguém da família Melodia, mas eles subestimaram sua coragem e determinação. Ela sabia que o que tinha acontecido com ela era uma abominação e sua família apoiou sua decisão de processar seus agressores por sequestro, “violência carnal” e intimidação. Em questão de dias, o julgamento ganhou as manchetes e multidões se aglomeraram para os debates do julgamento. De acordo com as normas sociais tradicionais, era uma vergonha quando uma mulher solteira perdia a virgindade. Franca e sua família foram condenadas ao ostracismo e perseguidas pela maioria dos habitantes da cidade em sua casa. Sua vinha e seu celeiro foram queimados. Felizmente, o público em geral estava enormemente a seu favor e rapidamente se tornou óbvio para o governo italiano que a lei que promovia “casamentos reparadores” estava em conflito com a opinião pública. A maioria dos italianos considerou que Franca foi vítima de um crime vil e exigiu justiça. O tribunal considerou Filippo Melodia culpado e condenou-o a 11 anos de prisão (mais tarde apelou para dez), com sete de seus cúmplices recebendo penas de quatro anos. Franca iria se casar com seu amigo de infância, Giuseppe Ruisi. Ela foi cumprimentada pelo Presidente da Itália e pelo Papa. Essa mulher corajosa lutou contra uma tradição retrógrada e abriu caminho para que mais mulheres se apresentassem. Ela se tornou involuntariamente um ícone feminista na Itália. Pela primeira vez na história da Itália, a violência de gênero e o consentimento foram colocados no centro das atenções. As pessoas se tornaram mais conscientes e lutaram contra tradições cruéis e retrógradas. Sua bravura deu início à luta por igualdade de gênero e por um mundo melhor para as mulheres na Itália. Ela foi um ponto de virada na história da Itália porque foi a primeira a dizer “Não”. O carater duvidoso de uma pessoa não fica em casa quando se dirige ao trabalho. O inescrupuloso não tem rosto, mas tem ação! E NÓS, DO BOTÃO VERMELHO, SEREMOS UM PONTO DE VIRADA NA HISTÓRIA EM NOSSO PAÍS ONDE IREMOS TRABALHAR ARDUAMENTE PARA QUE SE DIVULGUE QUE NÃO CABE MAIS A INDIFERENÇA E MUITO MENOS O SILÊNCIO DIANTE DO ASSÉDIO MORAL E SEXUAL EM TODOS OS AMBIENTES!

Depoimento IZABEL CRISTINA

FILME - NEVENKA: QUEBRANDO O SILÊNCIO

Nevenka: Quebrando o Silêncio é uma produção que fala muito sobre o machismo e na liberdade masculina de acreditar que pode fazer o que quiser com corpos femininos. Nevenka sempre chamou a atenção por ser uma pessoa bonita e que atendia aos padrões, desde que era criança, e que sempre quis provar que era mais que isso. Por mais que tivesse um currículo universitário de dar inveja, ficou claro que a sua contratação levou mais em conta a aparência, pois apareceria junto a outros homens que tratariam como um agrado aos olhos. --- Nevenka Fernández ficou conhecida por ser a primeira mulher a vencer uma acusação de assédio sexual na Espanha. Nevenka acusou Ismael Álvarez, na época prefeito da cidade de Ponferrada, de assédio sexual durante o período em que ela trabalhou com ele como vereadora. Depois de muito tumulto, protestos contra a sua decisão e diversas horas nos tribunais, ela venceu o processo e ficou reconhecida por essa conquista até hoje, mesmo que as indignações tenham sido tão grandes que a fizeram deixar o país para sempre. Assista para que você possa compreender todas as faces de um comportamento doentio.

Depoimento IZABEL CRISTINA

AQUI NO BRASIL JÁ ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE! DESEJAMOS UNIR FORÇAS PARA APOIAR AS MULHERES EM TODOS OS PAÍSES! PARTE 3

Histórias de abuso e violência sexual podem nos dar a sensação de que não temos forças, mas isso é algo que nós podemos fazer agora mesmo para proteger melhor as mulheres do mundo todo. Viemos na esteira de gerações de mulheres e aliados que lutaram por isso - vamos deixá-las orgulhosas. Com esperança e enorme determinação, Sarah Morrison - Avaaz quinta-feira, 3 de junho de 2021 07:40

Depoimento IZABEL CRISTINA

AQUI NO BRASIL JÁ ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE! DESEJAMOS UNIR FORÇAS PARA APOIAR AS MULHERES EM TODOS OS PAÍSES! PARTE 2

Mais de 120 mulheres em fábricas de roupas no Lesoto denunciaram que seus supervisores as abusaram sexualmente. Algumas afirmam que o estupro aconteceu dentro das fábricas em que trabalham. Essas mulheres não estão sozinhas: 80% das trabalhadoras de confecções entrevistadas em uma pesquisa em Bangladesh afirmam ter sofrido ou presenciado situações de violência sexual e assédio no trabalho. Assim como milhões de mulheres no mundo todo. Mas, dentro de algumas semanas, nós podemos ajudar a criar um tratado sem precedentes que pode proteger mulheres de todo o mundo da violência no trabalho! Seis países já ratificaram o tratado, mas precisamos de outros para transformar esse acordo em uma lei internacional. Então, vamos levar este chamado diretamente para países-chave, como Espanha, Argentina e Equador, antes de um enorme congresso global sobre direitos das mulheres que acontece em breve, e ajudar a soar o alarme ao redor do globo. Sarah Morrison - Avaaz quinta-feira, 3 de junho de 2021 07:40 -

Depoimento IZABEL CRISTINA

AQUI NO BRASIL JÁ ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE! DESEJAMOS UNIR FORÇAS PARA APOIAR AS MULHERES EM TODOS OS PAÍSES! PARTE 1

Estupradas por seus patrões. Assediadas enquanto tentavam trabalhar. Milhões de mulheres enfrentam abuso sexual em seus ambientes profissionais. Mas em algumas semanas, nós podemos ajudar a criar um tratado sem precedentes, que pode proteger mulheres de todos os cantos do mundo de assédio no trabalho! Então, vamos levar nosso pedido diretamente para países-chave, como Espanha e Argentina, antes de um enorme congresso global que acontece em breve, e convencer governos a apoiar esta legislação. Sarah Morrison - Avaaz - quinta-feira, 3 de junho de 2021 07:40 AQUI NO BRASIL, JÁ ESTAMOS FAZENDO A NOSSA PARTE! CAMPANHA BOTÃO VERMELHO - VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ! Por isto, NOS AJUDEM divulgando nosso site. Precisamos agir e, para isto, precisam que saibam que nós existimos e estamos aqui para acolhê-los(as). Izabel Scavazza

Depoimento INSTAGRAM - MACHISMO NA COZINHA

NÃO PODEMOS FECHAR NOSSOS OLHOS! PARABÉNS MENINAS, VAMOS ALERTAR!

Uma funcionária de uma lanchonete usou o guardanapo de um lanche que preparou para pedir socorro na noite de sexta-feira (28) em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Segundo a Guarda Municipal, a vítima de 18 anos, fez o pedido após ter sido assediada pelo chefe e dono da lanchonete em que trabalhava. Inicialmente, a Guarda Municipal de Chapecó (GMC), que atendeu a ocorrência, informou que funcionária tinha 19 anos. No entanto, a Polícia Civil confirmou que ela tem 18. O casal que recebeu o bilhete junto com a comida por delivery procurou ajuda.

Depoimento IZABEL CRISTINA

Compreenda o que é uma situação de ASSÉDIO MORAL

‘Sandra é contadora de uma pequena empresa que emprega cerca de vinte pessoas. As condições de trabalho sempre foram duras, mas o ambiente entre colegas eram bom e ela gostava do que fazia. Tudo se transformou quando a prima do patrão foi nomeada chefe da oficina. Todo o pessoal começou a ser pressionado para produzir mais, as pausas cronometradas, e quem ousasse cantarolar ou rir durante as horas de trabalho era chamado à atenção. Numa ocasião em que Sandra estava licenciada por doença, a mulher, que não é contadora, tentou mexer em seus relatórios, cometeu erros e simplesmente decidiu, para livrar sua pele, acusou Sandra. Como Sandra é conscienciosa, não admitiu a injustiça e lutou para mostrar a sua inocência. A partir desse dia a situação se tornou insustentável: é instalada em um local sem janela, seus colegas não têm mais o direito de lhe falar e não é informada de nada. Enquanto todo mundo se trata com uma natural intimidade, a chefe chama Sandra de ‘a senhora’ ostensivamente e só se comunica com ela por bilhetinhos colocados sobre sua mesa, sem a cumprimentar. Suas férias, que já haviam sido concedidas verbalmente, agora são recusadas, e erros de informática lhe são constantemente imputados.' Relato tirado do livro MAL-ESTAR NO TRABALHO MARIE-FRANCE HIRIGOYEN 9ª EDIÇÃO PG 40 EDITORA BERTRAND BRASIL

Depoimento Angelina

Assédio moral

'Passei vários dias em desespero, sem saber se era louca e/ou totalmente despreparada para o mundo do trabalho, para a vida social e mesmo para a vida simplesmente. Conviver com um manipulador doentio no trabalho me tornou medrosa e muito insegura. Depois de numerosas interrupções de trabalho, afastada por um quadro severo de depressão e um tratamento (ineficaz) prescrito por meu médico, há alguns meses estou em tratamento com uma psicoterapeuta. Preciso descobrir uma forma de reconquistar minha autoconfiaça e tentando restabelecer a ligação entre acontecimentos dolorosos hoje vividos e da infância. As dores, as emoções, os sentimentos de vergonha, culpa e desgosto são os mesmos tanto hoje em dia como na época, estão hoje até mais fortes e mais dolorosos. Sua falsa aproximação de amizade e a exposição que ele causou entre nossos colegas de trabalho destruiu com minha autoestima, destruiu a minha vida. Será que conseguirei sozinha evitar as armadilhas de um outro possível agressor que encontre em meu caminho? Não estou ainda convencida disso e me sinto paralisada por esta angustia."

Depoimento IZABEL CRISTINA

Compreenda o que é uma situação de ASSÉDIO MORAL

Jovem diplomada em ciências políticas, Josiane entra em uma grande empresa pública sob as ordens de um colega mais velho e praticamente autodidata, que deve, em princípio, instruí-la. Desde o começo, ele não lhe passa nenhuma infomração sobre os relatórios e a organização interna do serviço. Ela é obrigada a descobrir tudo sozinha. A despeito disso, critica sistematicamente tudo o que ela faz, sem jamais indicar o que deveria ter feito. Quando ela faz perguntas pertinentes para obter uma informação, ele se esquiva e muda de assunto ou então a ridicuraliza: "Não vale a pena ter estudado ciências políticas para não saber isso!" ou " O que é que lhe ensinaram na escola?" Diante dos outros, ele se valoriza, falando do diploma da subordinada: " Cursou ciências políticas, mas não sabe nada. Tenho de ensinar tudo a ela!" Josiane perde rapidamente a autoconfiança e tem a impressão de não saber mais nada. Torna-se submissa e termina por perguntar sua opinião sobre tudo. Mas isto não é suficiente para esse sujeito, que continua a fazer observações insultuosas a Josiane, até que ela adoece. Relato tirado do livro MAL-ESTAR NO TRABALHO MARIE-FRANCE HIRIGOYEN 9ª EDIÇÃO PG 40 EDITORA BERTRAND BRASIL